domingo, 20 de julho de 2014

Construção da Pochade - Parte III

Clique aqui para ver a parte II

Agora começa a parte quente. Ainda temos um detalhe final, que é a preparação dos filetes obtidos de um compensado de 4mm. Estes filetes servirão como separadores entre os diversos painéis, e o separador própriamente dito. Os filetes terão também 4mm de largura, o que os deixará com um perfil quadrado de 4x4mm. Para obter isto, e considerando a perda na hora de cortar, fiz marcações com distancias de 4,5mm.
Filetes marcados no compensado de 4mm
A seguir, cortamos e lixamos os filetes. É um trabalho de paciência, que é melhor realizado em uma tico-tico de mesa. O compensado que usei era de péssima qualidade e por isto tive que lixá-lo muito por causa das farpas, e ainda lidar com o seu empeno. Mas, o objetivo é este mesmo - Tentar fazer o melhor com as limitações dos refugos e dos caixotes, né?
Se você não tiver acesso a uma tico-tico de mesa, pode realizar o trabalho, cuidadosamente, com uma faca Olfa. Aviso que é um trabalho digno de um monge zen. O mesmo corte, realizado ene vezes sobre o mesmo sulco, na frente e no verso, vai chegar ao resultado, tomando um tempo muito maior. A vantagem vai ser o acabamento muito melhor.
Peças já cortadas (exceto filetes que não aparecem na imagem)
A partir deste momento, vamos preparar as laterais da caixa superior (onde vai ficar armazenado o painel de reserva, e exposto o painel que vai ser pintado).
Começamos marcando a posição dos filetes, e colando os mais externos:
Colagem dos filetes externos
O passo seguinte é a pré instalação das dobradiças nos painéis de frente e de fundo. Vou fazer os furos, e deixar tudo pronto para não me atrapalhar com a caixa já montada. Eu sei que parece meio esquisito ver dobradiças dos dois lados, mas mais a frente vai dar para ser entendido.
Marcação dos furos das dobradiças
Agora é furar e pré instalar as dobradiças para ver se está tudo funcionando. Logo a seguir as retirarei para proceder à construção das partes inferior e superior.
Aqui pode-se ver as laterais já com os filetes internos sendo colados
e os painéis da frente e do fundo com as dobradiças, que vão ser retiradas
logo a seguir.
Na próxima postagem daremos início à colagem dos componentes.
 Inté!

Veja a continuação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário