terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os segredos do cinza II

Agora que já preparamos o nosso preto tonal, e misturamos alguns cinzas diferentes, estamos preparados para avançar mais um passo no domínio das cores que é, no fundo, o que estamos fazendo.
Vamos preparar novamente um preto tonal, nos utilizando daquela mistura de ultramar, carmim e amarelo de cádmio.
Neste momento, vale uma observação - Não é necessário que trabalhemos em acrílico. Quem já está acostumado com o óleo e aprecia a calma no momento de preparar a sua mistura, prossiga deste jeito, que ao final, talvez demorando um pouquinho mais para secar, vai dar tudo no mesmo.
Vamos nos utilizar de uma escala de cinza menor do que a padrão (de nove valores). Uma escala somente com cinco valores será suficiente para o nosso exercício. Você pode baixar a escala aqui.
Escala de cinco valores de cinza
Com os cinzas preparados de acordo com a escala acima, vamos fazer o nosso primeiro exercício de valores, que nada mais é do que desprezar as cores de uma imagem e criar uma obra se utilizando somente de seus valores em preto e branco.
Fotografia tirada no entôrno de Brasília
Vamos mudar um pouco esta foto, tirando as suas cores, o que nos dará idéia do trabalho a ser realizado:
Aqui eu já marquei o que seria o meu ponto preferencial de interesse, o
ponto para onde gostaria de trazer a atenção das pessoas
Para evitar um fundo branco e sem graça na tela, dei uma aguada de amarelo-ocre, o que fará com que ele transpareça em alguns pontos da pintura.
E agora, ao trabalho! Vejam o que consegui como resultado final:
Segredos do Cinza AST 22,5 x 30,0 cm
Vamos lá?

3 comentários:

  1. boa noite.fiquei feliz por encontrar voces.como estou aprendendo com as leituras.sou iniciante e quero muito aprender a pintar.por favor, continuem com esse trabalho.se for possivel postem alguma coisa sobre pintura em camadas.ja ouvi dizer que se adicionarmos um medium alem de 20% da tinta,quebra o filme e depois a tinta racha.como e possivel entao dar uma aguada de certas cores e vermos aquela transparencia bonita.como preciso de uma explicaçao sobre essas coisas.existe algum livro sobre esse tao importante assunto? por favor desculpem-me o excesso de palavras ja num primeiro contato.aguardo ansioso uma reposta.muito obrigado.parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use cores transparentes e trabalhe com um medium alquidico importado (Liquim por exemplo) dissolvido 50% em ecosolv ou terebentina. O Liquim vai fazer a sua pintura a óleo secar em dois dias e lhe permitir fazer as várias camadas de veladura.
      Consulte sempre que desejar e obrigado pela visita.

      Excluir