segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fazendo o seu próprio painel de pintura

Para quem tem pouco espaço como eu, a questão do armazenamento das obras realizadas se torna fundamental.
Como pintor de paisagens, e que pratica Plein Air, carregar com segurança as telas já pintadas também é uma questão.
Considerado isto, além do fato de que o painel entelado é muito mais resistente do que tela em chassis, o uso desta solução se torna indispensável para mim.
No entanto, não é sempre que se tem acesso a este tipo de material, além do que não podemos controlar a qualidade do do que é utilizado.
Mas, que tal você mesmo fizer os seus painéis? Você vai ver que é mais simples do que pensa.
Vamos começar pela lista de material:


  • Um painel de MDF, de preferência de 3mm.
  • Um pedaço da tela de sua preferência, ligeiramente maior que o painel. Bordas de 1,5 cm, ao menos, são ideais.
  • Um rolo pequeno de espuma.
  • Bandeja de pintura.
  • Cola branca.
  • Uma espátula. No meu caso, uso uma hélice de aeromodelismo, mas você pode usar qualquer coisa que cumpra a função.
  • Uma faca do tipo Olfa.

Vamos à receita:
1. Despeje alguma quantidade (o equivalente a uma colher de sopa deve ser suficiente) de cola branca na bandeja de pintura.
2. Esfregue o rolinho na cola, fazendo com que a mesma se espalhe por igual.
3. Espalhe a cola por toda a superfície do painel.
4. Coloque a tela sobre o painel, procurando deixar margem suficiente para fora do mesmo. Preste atenção para não colar o lado errado da tela.
5. Passe uma espátula por sobre a tela, sempre do meio para as bordas, até que a tela venha a aderir com firmeza no painel. Tome cuidado com bolhas.
6. Com a tela já firmemente instalada sobre o painel espere que ela seque durante algumas horas, de preferência com algum peso em cima.
7. Depois de algumas horas ou, se você for paciente, no dia seguinte, use a faquinha Olfa para cortar as bordas que ficaram em excesso. Incline a lâmina ligeiramente para dentro, de forma a não sobrar nenhuma rebarba da tela.

8. E agora, o trabalho está pronto. Averigue se as pontas estão bem coladas, e se for o caso passe um pouquinho de cola e aperte. Bastará isto para que tudo fique ok.
Normalmente, vou a uma madeireira e mando cortar uma chapa inteira de MDF nos tamanhos que desejo. Preparo painéis em lotes de 10 acima, e deixo-os secando empilhados, com dois dicionários em cima. Esta providência é boa para evitar eventuais empenos.

13 comentários:

  1. Muito bom Oswaldo! Também sou adepto dos painéis, porém com uma variante: uso duratex com uma face pintada industrialmente (sela o material quanto a absorção da umidade), não corto a dobra da tela pois essa sela o topo do duratex, finalmente a imprimação com uma demão de tinta acrílica de parede, sobre essa duas ou três demãos de tinta alquidica com pigmentação a gosto. A tinta alquídica aplico com textura do pincel aparente.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, para acabamento e armazenamento, considero que o corte sem a dobra fica melhor. Quanto ao PVA (cola branca), acho que é a melhor solução, porque permite que em caso de necessidade de restauração, o painel seja imerso em água, o que provocará a soltura da tela do painel, podendo a mesma ser reaplicada a um novo, ou ser esticada (em chassis), atraavés da colagem de novas bordas.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu já presenciei o meu amigo Oswaldo fazendo este processo de fixação do tecido de uma tela em um MDF. É muito bacana a sua atitude, pois ele sempre tem interesse em compartilhar os seus conhecimentos com os outros artistas. Eu sou prova disso, pois tive a satisfaçao de ver essa sua demonstração pessoalmente. José de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida "Um pedaço da tela de sua preferência", onde compro isso, é um tecido? tem que lavar para não encolher? Precisa de algum tratamento antes??? Help Abraços Liliana - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliana.
      Muito interessante a sua pergunta. Na lojas de material de pintura, normalmente você consegue comprar tecido de tela já preparada ao metro. Mas se não tiver, você ainda tem a possibilidade de comprar um tecido de algodão nas lojas, ou até mesmo murim. Neste caso, proceda até a fase em que você estica o pano com uma espátula e aguarda que seque. Com o tecido já seco, aplique a cola por cima do tecido para terminar de isolar. Se quiser uma superfície mais lisa, aplique duas demãos de gesso acrílico e depois use uma lixa de acabamento.
      Obrigado pela pergunta.

      Excluir
    2. Agradeço por compartilhar todos os detalhes e pela atenção em responder.

      Excluir
  6. Oswaldo, gostei muito das dicas partilhadas em seu blog. Quando cursava o Centro de Artes da AEUDF/ICAT, aprendi a fazer o painel com Duratex, usando tecido de algodão. Fazíamos uma mistura de cola impermiabilizante Rodopáz com água e a espalhávamos como você indica em sua descrição. Tirávamos bolhas com réguas, roods ou "limpadores de pára-brisas" e virávamos as sobras do tecido para trás, prendendo com cola para o acabamento. Depois da pintura pronta, era só levar ao moldureiro para fazer a montagem com chassis laterais, como naqueles posters que se usava antigamente em decoração. O resultado é muito bom.
    Obrigada pelas dicas! Nota mil!!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oswaldo, quando eu for colar a tela no msf, ela ja deve estar preparada com o gesso acrilico? Ou eu posso colar o algodão cru e depois de colado aplicar o gesso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Samuel, cole o pano e somente com ele seco, aplique o gesso acrílico. Voce já viu a postagem sobre como preparar o seu proprio gesso acrilico?

      Excluir
    2. Vi a postagem do gesso acrílico sim Oswaldo. Muito obrigado pela sua atenção! Grande abraço!
      (PS.: suas postagens são muito uteis. Aguardo ansioso pelas próximas.)

      Excluir
  9. Oswaldo, posso aplicar esta técnica e colar telas ja pintadas? Pretendo fugir dos ataques de cupins aos bastidores de quadros de grande valor afetivo. Outra questão diz respeito ao clima muito úmido: há alguma precaução em relacao à protecao ou escolha do MDF? Muito obrigada pela sua generosidade de compartilhar conhecimento.

    ResponderExcluir