terça-feira, 14 de janeiro de 2014

E se o Mercado de Arte nunca se recuperar?

Lendo o blog do Mark Edward Adams, escultor americano, deparei-me com uma postagem com o título acima, versando sobre a crise no Mercado de Arte que parece acontecer em toda a parte. Na visão de Mark, no entanto, a coisa não é bem assim. Traduzi abaixo, parte de sua postagem:

"Houve um tempo em que a galeria era a fonte de novos artistas. Elas realizavam promoções para artistas novos e grandes exposições para os artistas consagrados. Estes eventos tinham a cobertura das grandes revistas de arte. Todavia, com o advento da era da informação, tudo mudou.

Hoje em dia, o Colecionador tem o poder de procurar artistas através do Facebook,  blogs, websites dos próprios artistas, etc. Eles podem inclusive contatar diretamente o artista. O centro do mundo da arte está se movendo para longe das galerias e em direção do espaço digital. Os dias em que multidão de interessados entravam aleatoriamente nas galerias estão diminuindo.


Enquanto isto pode parecer uma tragédia para o mundo das galerias, é na realidade uma oportunidade. É uma chance para elas de abraçar a era digital e trabalhar com os artistas como parceiros para promover ambos – a galeria e o próprio artista. Se trabalharem juntos eu acredito que um novo modelo de negócio irá aparecer. Não sei como estarão as coisas daqui a 10 anos, mas estou animado. Nós estamos experimentando um tempo de transições e enquanto o mundo da arte como nós o conhecemos pode nunca se recuperar, um novo está para aparecer."

Quem quiser ler a postarem inteira pode encontrá-la aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário