sábado, 11 de janeiro de 2014

Pintando Rochas

Como uma primeira observação, este é um exercício para o iniciante que ainda está, sabiamente, se restringindo a uma palheta com as cores básicas. A intenção é de uma palheta equilibrada, nem quente, nem fria.

Se você entrar no Youtube, provavelmente vai encontrar um monte de vídeos ensinando a pintura de rochas. Todas elas em inglês, é verdade, mas em pintura importa mais o que se vê do que se ouve, não é verdade?
Mas tem gente, como o Richard Robinson que dão dicas mais precisas, e uma delas é justamente sobre a cor, sobre a mistura que a gente tem que fazer para obter uma cor aproximada das rochas, ou das pedras que se pretende pintar.
Antes de entrarmos na mistura propriamente, temos que nos lembrar da questão da perspectiva espacial, que torna as coisas que estão num plano mais longínquo (background) mais claras e indistintas do que as que estão na frente (foreground).
Veja abaixo as misturas que preparei, de acordo com a receita do Robinson para a cor das rochas. Na parte de cima está a sequência para a obtenção da parte sob a luz e sombra no foreground. Depois, a sequência é demonstrada para rochas pintadas à distância.
As cores utilizadas são:

  • AU - Azul Ultramarinho
  • VC - Vermelho de Cádmio
  • AC - Amarelo de Cádmio
  • BT - Branco de Titâneo
No caso de não dispor das cores exatas, não há grande problema. Utilize-se das mais aproximadas.
Veja como é simples a obtenção das misturas:
1. FOREGROUND (Primeiro Plano)
Mistura 1
Esta é uma mistura básica, que serve para a obtenção tanto da cor das rochas, quanto da vegetação. Trataremos da vegetação em outra postagem.
Então: M1 = 60%AU + 40%VC
Se você ler alto a fórmula a coisa vai parecer menos "matematiquês": A mistura Um é composta de sessenta por cento de azul ultramarinho e quarenta por cento de vermelho de cádmio. Viu?. Uma outra dica, é usar um acetato - muito comum em embalagens, ou que pode ser adquirido em lojas de material de pintura - para fazer um marcador. Farei uma postagem a seguir para explicar como fazer este marcador.
Mistura 2
A segunda mistura é para a representação das faces da rocha na sombra:
M2 = 30%M1 + 25%VC + 25%AC + 20%BT
Mistura 3
Representação da rocha em suas faces iluminadas.
M3 = 50%M2 + 20%AC + 30%BT
2. BACKGROUND (Plano de Fundo)
Mistura 4
Mistura básica para o plano de fundo, utilizada tanto para a confecção da vegetação, quanto das rochas. Como dissemos anteriormente, vamos tratar aqui somente das rochas.
M4 = 50%AU + 20%VC +10%AC + 20%BT
Mistura 5
Fórmula para as rochas na sombra, no plano de fundo.
M5 = 25%M4 + 25%VC + 25%AC + 25%BT
Mistura 6
Rochas iluminadas, a distância
M6 = 50%M5 + 20%AC + 30%BT

Experimente, e você vai ver que não é tão difícil. Com a sequência, vai ser mais e mais fácil conseguir as proporções corretas. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário