domingo, 17 de agosto de 2014

Harmonia das cores - Parte V - Final


Só para lembrar, nós começamos escolhendo uma gama de cores dentro da roda de Munsell, com o uso de uma máscara, determinamos uma escala de valores claro-escuro, também de acordo com Munsell, que vai de 1 (o mas escuro) até 9 (cor branca), e montamos, ainda sem usar tinta propriamente dita, a escala do que deveriam ser as quatro cores escolhidas.
Agora, é hora de trabalhar com as tintas e a palheta, para encontrar as vinte misturas necessárias:

As cores base para a mistura foram o violeta, azul ftalo, verde veridian, amarelo cadmio claro, amarelo ocre, branco de titânio e preto de marfim.
Testamos as cores numa tabela que construimos de acordo com os valores dantes determinados:
E, para curtir este trabalho todo, fizemos um pequeno estudo usando as misturas preparadas.
Pronto! Espero que o sistema de Munsell seja de bom proveito para você criar quadros perfeitamente harmonizados em suas cores. Além disso, estas informações servem para qualquer finalidade de design, patch-work, escolha de roupas, qualquer coisa que envolva combinação de cores.
Inté!

3 comentários:

  1. Muito Interessante tudo isso que você abordou nestes posts. Mais uma vez parabéns pela qualidade da informação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Oswaldo, boa noite. Poderia me responder, dentro daquela escala de valores escolhida, aplicada nas quatro cores, voce usou branco para encontrar os valores mais altos e preto cromático para encontrar os outros três valores mais baixos? Obrigado pela sua valiosa atenção.

    ResponderExcluir