quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Visor de valores

Nós temos comentando, diversas vezes, nas características principais da cor, que são matiz, valor e intensidade.
Hoje, vamos trazer à baila a questão da dificuldade que o pintor sente pintando ao ar livre, ou mesmo com uma fotografia, de analisar corretamente a questão dos valores (claro/escuro), já que as cores quentes tendem a parecer mais claras do que as frias.
Existem programas que podem resolver isto tanto ao ar livre no iPad, quanto com qualquer imagem digital (que pode ser mudada para p&b), mas o pintor conta com recurso mais simples que é o visor de valores.
Visor de Valores

Você pode encontrar facilmente no Mercado Livre o celofane apropriado, que no caso deve ser verde ou vermelho (lá os anúncios são de "gelatina", e são voltados para fotógrafos).
Mas como é que isto funciona?
Ora, sabemos que quando o matiz (as cores) é subtraído, restando tão somente o que o filtro deixa passar, o que sobra é uma imagem equivalente a uma em preto e branco, só que no nosso caso, em verde ou vermelho.
Aí a gradação de claro escuro fica evidente, já que estamos falando de uma só cor, o que facilita o trabalho do aficionado.
O filtro é de construção fácil, com dois pedaços de cartolina recortados internamente (como pode ser visto na foto), e colados com o celofane no meio.
Vejam abaixo um exemplo com o filtro verde para começar e, a seguir, com o vermelho.
O nosso cenário, que é a vista da janela do meu Ateliê
Abaixo, vamos examinar o mesmo cenário, só que utilizando o visor verde:
Com o visor verde
Note que as cores foram reduzidas a valores de verde, o que permite ao observador saber exatamente o que é mais claro e mais escuro no cenário que pretende capturar em sua pintura.
Mostramos a seguir o mesmo cenário, só que se utilizando do visor vermelho:
Usando o visor vermelho
Com o vermelho, as formas ficam mais borradas, mas no entanto temos a vantagem de obter valores mais aproximados, o que vai nos ajudar em nossa pintura.
Este é um acessório de custo mínimo e que auxilia em muito o trabalho de quem vai pintar au plein air, ou mesmo no estúdio. Construa um e aproveite!

Para ver como construir o visor de valores, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário