domingo, 7 de julho de 2013

As três características da cor

Quem lida com a paleta sabe que a cor é delicada e trabalhosa.
Ao contrário do que o principiante pensa, a tinta não pode ser retirada do tubo e utilizada em sua forma bruta.
Não, ela tem que ser misturada. E tem que ser harmônica com a luz ambiente.
O principiante imagina que para representar um objeto parte na luz e parte na sombra é suficiente misturar um pouco de preto à cor, e para as partes iluminadas, um misturar pouco de branco resolverá.
Que engano!
O pintor experiente saberá que, se ele estiver pintando uma natureza morta onde há uma toalha vermelha estendida, o vermelho da porção iluminada deverá receber um toque de amarelo (e não de branco) e a extensão que estiver na sombra um pouco de azul, ou violeta.
Assim, na luz você esquenta a cor, enquanto que na sombra, ao contrário, você esfria.
Isto é um assunto extenso a ser discutido em outra postagem.
Voltemos à cor:
É que cada cor tem três componentes que tem que ser avaliados quando de sua utilização.
São eles o matiz, o valor e a intensidade.
O matiz é o que a gente conhece como cor, como azul, vermelho ou amarelo, por exemplo.
Matiz

 Intensidade é o nível de saturação da cor. Nos aparelhos eletrônicos nós podemos controlar esta característica, variando desde sua cor normal até o ponto em que todas as cores estão estouradas (saturadas) ou no caso contrário quando nós regulamos a imagem para ficar em somente preto e branco (saturação nula). Veja abaixo, um exemplo para o vermelho:
Saturação
E por último, e o mais difícil de trabalhar, falemos de valor.
Valor
Lembra-se daquela foto da qual tiramos toda a cor?
Pois bem, o que restou foram somente os valores. Uma escala indo do preto para o branco. As máquinas do início do século passado só eram capazes de registrar isto, criando o que conhecemos como fotos preto-e-branco.
Agora, vamos imaginar que temos uma cena parte na sombra e parte na luz. Imagine dois cubos de cor e tamanho idênticos. Coloque um deles na sombra e o outro na luz. Tome cuidado para deixá-los na mesma posição em relação a você.
Eu não acho que você vá pintá-los com as mesmas cores, não é?
Se você comparar atentamente verá que as cores do cubo que está na sombra serão um pouco mais escuras estando portanto alguns pontos abaixo na escala de valores (são nove pontos do preto até o branco na escala de valores).
Não parece tão difícil, né?
Se você tem algum software de tratamento de imagens no seu computador, experimente tirar a saturação de uma foto e observe a diferença dos valores na sombra e na luz.
Dúvidas? Pode perguntar (em qualquer língua, agora o Google permite!) e eu responderei em oswaldopullen@gmail.com.



Um comentário: