sábado, 6 de julho de 2013

O Preto Cromático.

Preto está fora de moda. Pelo menos o pigmento. Hoje, trabalhamos com o que chamamos de Preto Cromático, que é a mistura das três cores primárias.
Mas de que azul, amarelo e vermelho estaríamos falando?
Amarelo de cádmio, ocre, nápolis ou limão? Será o azul ultramarinho? E o vermelho é o de cádmio, ou seria o alizarim crimson?
Para não terminar simplesmente com um marrom sujo, experimente as duas receitas abaixo.
Receita 1:
Azul da Prússia
Alizarim Crimson
e, à sua escolha, Siena, Siena queimado ou Sombra queimada.
Faça a mistura aos poucos, até você ter segurança de que o seu Preto não está puxando para o quente ou para o frio. A partir daí, vá aumentando os volumes, até conseguir o necessário para o seu uso imediato, ou para armazenar em algum recipiente vedado.
Receita 2:
Vermelho Quinacridone
Verde Phthalo
Os mesmos cuidados devem ser tomados na mistura.
Com esta segunda receita, consegui resultados que considerei mais satisfatórios.

2 comentários:

  1. O azul ultramar misturado ao terra de siena queimada resulta num preto cromatico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Imagino que sim. A questão nestas misturas é ver como é que elas "abrem", ou seja, como é que elas ficam quando misturadas com o branco, o diluídas em alguma mídia. Vale fazer a experiência, para ver qual fica mais límpida. O preto cromático defendido pelo próprio Gamblin em Studio Notes #16 (http://www.gamblincolors.com/newsletters/studionotes16.html), é o verde phthalo com o vermelho quinacridone, que resulta, segundo ele, em um preto cromático perfeito.
      Para Gamblin, um cinza feito com esta mistura é perfeito para diminuir a intensidade de qualquer cor, sem mudar o seu chroma, Assim a cor não anda cromáticamente nem para o frio, nem para o quente.

      Excluir