quinta-feira, 11 de julho de 2013

Obra de arte do dia

Nonchaloir (Indiferença)
John Singer Sargent
Oil on Canvas, 48 x 40 polegadas

Esta belíssima obra de arte de John Singer Sargent é um exemplo de boa composição, onde os olhos do observador são levados naturalmente para um único ponto focal.
Isto, como disse, acontece naturalmente, de forma instintiva. Mas como é que funciona?
Sargent não segue a distribuição dos terços, onde o pintor coloca o ponto de interesse na intersecção entre duas terças do quadro.
Veja abaixo:
Como pode ser observado, o ponto focal está afastado da intersecção. Portanto, não foi desta forma que Sargent trabalhou.
Outra forma de se analizar a questão seria a suposição de que o observador sempre aprecia uma obra de arte da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isto nos levaria ao caminho mostrado no esquema a seguir, onde o olhar é conduzido diretamente para o ponto focal, e somente depois caminha pelo restante da composição.
Alguns autores, no entanto, afirmam que o observador tende a iniciar a apreciação da obra de arte por seu lado inferior a esquerda. Este outro ponto de vista nos leva a aprofundar a nossa análise.
Vamos observar o Notan desta obra.
A expressão da obra Nonchaloir somente em dois valores (preto e branco) nos mostra imediatamente como a composição de John Singer Sargent funcionou.
Três formas circulares são sugeridas ao olhar, sendo a maior a grande saia, depois a manta que envolve o busto e os braços da modelo, e finalmente a sua cabeça. 
Os círculos são adjacentes com o olhar sendo conduzido insistentemente para a cabeça da modelo.
Ao mesmo tempo em que sua cabeça é envolta por sua cabeleira, uma região de baixos valores, ela esta repousada na borda do sofá, próxima a uma faixa de valores muito mais altos.
Não há como o olhar do observador escapar.
Acho que estas observações são o bastante. No que se refere a análise eu ressalto a importância do Notan, técnica para composição tão pouco conhecida.
Dúvidas? Coloque um comentário, que eu responderei.

2 comentários:

  1. muito bom oswaldo...obrigado pela consideração...vc é um mestre...abraço...

    ResponderExcluir
  2. Vc foi feliz na escolha do artista e do tema abordado.Parabéns pela iniciativa de criar um blog direcionado a esse tipo de abordagem.

    ResponderExcluir