sábado, 12 de abril de 2014

O Trabalho de Richard Robinson

Comecei a seguir este pintor neozelandês no final de 2012, quando, na "Universidade Youtube" me deparei com alguns demos de seu trabalho.
Despretencioso Richard Robinson mantêm o site http://www.livepaintinglessons.com/, e uma comunidade no Ning, chamada de http://thecompleteartist.ning.com/, a qual todos podem participar.
Muita coisa é dada gratuitamente, como o que pode ser conferido em http://www.livepaintinglessons.com/freelesson/Grayscale_Reference.php. Esta é uma das dicas de Richard, mostrando como desenvolver um estudo, a partir de uma foto em preto e branco. Vejam as fotos abaixo:
Foto Original
Esta foto foi reproduzida por ele em preto e branco, vista abaixo pregada no seu cavalete, já com pedaço da obra final aparecendo.
Notem o detalhe que ele colocou a obra em leilão, provavelmente para os assistentes, e ela foi arrematada por 155 dólares.
Foto do Setup armado para o trabalho. Observem os lances do leilão. Isto até poderia ser uma boa idéia para um evento aqui.
E abaixo, finalmente, a imagem da obra terminada.
Despretensiosa e eficiente.
É claro que existe o lado comercial, e você pode participar de seus workshops mensais que custam 20 dólares, para o pacote completo, ou somente 10 dólares se você quiser só o vídeo e as fotos de referência.
De vez em quando, estou lá participando. Os participantes votam, e o melhor estudo é eleito. A tela feita por Robinson é sorteada entre todos os que entraram no workshop.
Inté.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Etiqueta útil para viagens internacionais

Salvaguarda para o seu material
Quando for viajar, e houver a possibilidade de revista de sua bagagem sem a sua presença, o aviso acima é bastante útil para preservar o seu material de pintura.
Mande imprimir em vinil em uma gráfica de conveniência e pregue na mala que carrega tintas e telas.
Quanto a solventes, não os leve jamais!

Revolução no Mercado de Arte nos EUA

É natural que as pinturas do século XX tendam a ter uma cotação mais alta, mas, em se tratando de Impressionismo Realista, aparentemente em tão pouca conta até há poucos anos, surpreendem os valores alcançados em leilão recente na Galeria Freeman´s, nos EUA.
Os preços superaram as melhores espectativas, tanto para europeus quanto para impressionistas americanos.
O leilão na Freeman´s foi montado para 18 pintores, com uma resposta inesperada, onde todas as obras ofertadas foram vendidas.
Cobre e Porcelana - Emil Carlsen - OST - 1928

Surpresas aconteceram, por exemplo, com a natureza morta de Emil Carlsen “Cobre e Porcelana”, que tinha uma expectativa de valor máximo de venda de 150 mil dólares e no entanto atingiu a marca fenomenal de 386.500 dólares.
Beyond - Jonas Lie - OST - 1919

Outros pintores ultrapassaram em muito a expectativa, como Jonas Lie e sua marinha “Beyond”, que tinha uma avaliação de preço máximo até 30 mil dólares e conseguiu o preço de venda de 146 mil.
A obra de George Loltus Noye, “Joyous Island”, tinha uma cotação máxima de 15 mil dólares, mas no entanto explodiu, tendo sido vendida por dez vezes o valor esperado, com o martelo batido em 122 mil e quinhentos dólares.
Joyous Island, George Loltus Noye, OST, 1920

Os espantosos resultados se sucederam no leilão, demonstrando uma virada que chega ao mercado de arte.
Há que se notar que as grandes cotações também estão acontecendo com os impressionistas contemporâneos, que já conseguem vender suas obras por valores antes não imaginados.
Agora em abril acontece em Monterey, Califórnia, uma convenção de Plein Air (pintura ao ar livre) para onde convergem milhares de praticantes em variados graus de proficiência, assim como colecionadores de todos os calibres, de olho no valor presente de impressionistas mais conhecidos, e no valor potencial de novos talentos que começam a se mostrar no mercado de arte.

É claro que os valores não são tão vistosos quanto os de pintores já falecidos, isto sem contar com exceções como Richard Schmid, que vende suas obras por valores entre 150 e 300 mil dólares e estão vivos e bem, obrigado...

Informações obtidas a partir de Fineartconnoisseur.com.