Mas, lendo a Artist's Magazine de junho de 2012, encontrei um artigo sobre a paleta utilizada pelo artista e professor americano John P. Osborn, e que ficou conhecida como Paleta Prismática.
Sequência de cores a partir da decomposição do branco |
DuMond baseou sua paleta no prisma, ou na percepção que temos da perspectiva atmosférica. Em outras palavras, a sua paleta está baseada em nossa percepção tridimensional das ondas de luz, em que o amarelo, o laranja e o vermelho são predominantes nos objetos mais próximos, enquanto que o azul e o violeta tem uma forte influência nos objetos mais longínquos.
Paleta de John P Osborne - Foto de Kate Faust |
O que se pode observar é que a paleta de DuMond e, portanto, de Osborne, é mais rica em tons quentes, ou seja ela se utiliza de cores puras nesta faixa, como os cádmios diversos, tanto no amarelo quanto no vermelho, além do alizarim, um vermelho um pouco mais frio.
No caso das cores frias, somente o azul cobalto e o ultramar. Como pudemos observar, todos os verdes foram obtidos através de misturas.
Nada de cores terra. Nesta paleta elas são obtidas através de mistura.
O que ficou de mais interessante para mim foi esta noção de que a proximidade ou a distancia do objeto determina a sua cor dentro do espectro da luz. Legal, né?
Muito bom mesmo Oswaldo! Aula bacana irei adotar essa paleta para um teste e ver o que consigo!!! Abraço
ResponderExcluirÓtimo. Se você for usar mesmo a paleta deles, use amarelo de cadmio claro, médio, e escuro, laranja de cádmio, vermelho de cádmio e alizarim. Para as misturas de azul, use o azul cobalto. e para os verdes, pelo que entendi, misture os diversos cádmios com o azul ultramar. Conte depois o que achou.
Excluir