Terry Miura
Reclining on Blue
11 x 14 polegadas, oleo sobre linho sobre painel.
Para iniciar, a técnica e a habilidade de Terry Miura com certeza lhe permitiram criar esta obra em menos tempo do que poderiamos imaginar. Provavelmente é uma obra alla prima, iniciada e terminada em uma só sessão.
Mas o que eu gostaria de comentar é a questão dos planos, aqui considerados o primeiro plano, o plano intermediário e o plano de fundo, que são, respectivamente a modelo, o sofá e a parede.
Observem que a modelo foi retratada com cores quentes, contra o sofá pintado em tons azuis, o que faz a modelo ser realçada.
O que a gente observa então é que elementos retratados em tons quentes "pulam" para a frente da pintura. Este conhecimento é uma arma do pintor experiente, mas pode ser uma atrapalhação nas mãos de quem ainda está começando.
Testando a nossa regra e olhando para a parede ao fundo, dá para ver que ela está pintada em tons quentes (tal como a sombra no canto inferior a direita). Então por que os dois não se ressaltam?
Porque ambos foram pintados com valores mais baixos, o que faz com que, mesmo com cores quentes, sejam jogados para trás.
Este é um conhecimento que vale a pena registrar.
Dúvidas? Poste um comentário que eu respondo, com certeza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário