Para ver a postagem anterior, clique
aqui.
Com as propriedades das cores já examinadas, podemos atravessar o portal e entrar na festa.
É, e quem nos legou as ferramentas que vamos usar, foram James Gurney, principalmente, no seu livro
Color and Light - A guide for the Realist Painter, Richard Robson em sua apostila
Color Harmony, e Barry John Raybould, em sua
Virtual Art Academy.
A ferramenta é simples, e advem do princípio de que numa pintura onde as cores estão balanceadas, sempre teremos uma cor dominamente, sendo todas as outras rebaixadas.
Para isto, utilizamos máscaras, que são aplicadas sobre as rodas de cor, limitando a amplitude da intensidade das cores que vamos usar. Vejam o exemplo abaixo:
|
Gamut Mask, ou Máscara de Amplitude. |
Esta máscara limitou o espectro de cores possíveis dentro da paleta a ser utilizada, criando novas cores primárias "relativas", e reduzindo a intensidade das cores.
Para fazer a demonstração, me utilizei de uma roda de cores que elaborei de acordo com os princípios de Munsell, que limita a roda a 10 cores, em vez das 12 tradicionais.
Outras formas podem ser utilizadas:
|
Triângulo irregular |
Com a máscara acima, temos um primário dominante que é o vermelho, e duas cores primárias que poderíamos chamar de recessivas, com a sua cor fortemente rebaixada. Observe-se que aqui conseguimos uma máscara para trabalhos com complementares, tendo, como foi dito antes o vermelho como dominante; um verde amarelado substituindo o amarelo e um cinzento azulado no papel do azul. Caso você queira obter mais uma cor para as suas misturas, poderia usar o laranja rebaixado que aparece como cor secundaria, ou, se quiser tons mais frios, o cinza-violeta, à esquerda do triângulo.
|
Triângulo excentrico |
No caso acima, onde usamos uma máscara excêntrica, temos o amarelo como primária dominante, o verde já rebaixado, um cinza-violeta no papelo do vermelho, e um cinza-esverdeado funcionando como azul.
Para os nossos experimentos, vou escolher uma máscara como a debaixo:
|
Cores a serem utilizadas em nossa paleta |
Esta máscara nos fornece o seguinte conjunto de cores:
|
Verde, amarelo, vermelho e azul relativos |
No próximo post, vamos criar nossas cores, com valores (claro e escuro, lembra?) acima e abaixo das cores determinadas pelos limites dentro da máscara.
Inté!
Para ver a Parte IV, clique
aqui.
Muito bom! Parabéns pelo artigo!
ResponderExcluirMuito Bom mesmo! Tenho somente uma dúvida, a Primaria Predominante, é a cor mais saturada, ou seja, mais próxima da borda da Roda de Cores? Obrigado e parabéns pelos excelentes artigos.
ResponderExcluirOi, Rael. Veja a resposta no comentário abaixo. Obrigado.
ExcluirObrigado Pelo comentário, Rael. O básico é que só pode haver uma cor completamente saturada. As outras, quanto mais distantes na roda das cores, menos intensas tem que ser.
ResponderExcluirQuando você quer ter duas cores dominantes você tem que "dividir" a saturação entre elas.