"Houve um tempo em que a galeria era a fonte de novos
artistas. Elas realizavam promoções para artistas novos e grandes exposições
para os artistas consagrados. Estes eventos tinham a cobertura das grandes
revistas de arte. Todavia, com o advento da era da informação, tudo mudou.
Hoje em dia, o Colecionador tem o poder de procurar
artistas através do Facebook, blogs,
websites dos próprios artistas, etc. Eles podem inclusive contatar diretamente
o artista. O centro do mundo da arte está se movendo para longe das galerias e
em direção do espaço digital. Os dias em que multidão de interessados entravam
aleatoriamente nas galerias estão diminuindo.
Enquanto isto pode parecer uma tragédia para o mundo
das galerias, é na realidade uma oportunidade. É uma chance para elas de
abraçar a era digital e trabalhar com os artistas como parceiros para promover
ambos – a galeria e o próprio artista. Se trabalharem juntos eu acredito que um
novo modelo de negócio irá aparecer. Não sei como estarão as coisas daqui a 10
anos, mas estou animado. Nós estamos experimentando um tempo de transições e
enquanto o mundo da arte como nós o conhecemos pode nunca se recuperar, um novo
está para aparecer."
Nenhum comentário:
Postar um comentário